Resolvendo problemas na aplicação de Atualizações do Windows

No post de hoje, vou indicar algumas ações que podem ser tomadas no intuito de contornar erros durante a aplicação de updates.

Na maioria dos casos, problemas na aplicação de updates são causados por inconsistências no sistema de arquivos do Windows. Visando corrigir estas inconsistências, as seguintes ações podem ser tomadas:

 

1 – Execução do CHECKSUR:

O checksur é uma ferramenta gratuita disponibilizada pela própria Microsoft que tem por objetivo corrigir erros que impedem a instalação de updates. Com certeza, é uma ferramenta de grande ajuda neste tipo de situação, pois além de tentar corrigir o problema, a ferramenta gera um log de fácil interpretação, que sugere algumas ações a serem tomadas, caso o problema não seja corrigido pela própria ferramenta.

Para versões até Windows Server 2008 R2 e Windows 7:

A ferramenta pode ser baixada no seguinte Link: http://support.microsoft.com/kb/2509997/pt-br
Após executar a ferramenta, os seguinte log será gerado: C:widowslogsCBSchecksur.log

Para Windows Server 2012, 2012 R2 e Windows 8 e 8.1:

O seguinte comando deve ser executado em Promp elevado:

DISM.exe /Online /Cleanup-image /Scanhealth
2 – SFC /Scannow

Abreviação para System File Checker, tem a missão de reparar arquivos de sistema ausentes ou corrompidos, substituindo por uma versão saudável salva em cache.

Para executar esta ferramenta, digite o seguinte comando em prompt elevado:

SFC /SCANNOW scannow

Aguarde até o fim da execução, e confira o resultado. Caso o diagnóstico final reporte que não encontrou violações de integridade, o sistema está OK, mas caso qualquer outra mensagem seja reportada informando a proteção de recursos encontrou arquivos corrompidos, ou que os mesmos não puderam ser corrigidos, é necessária uma validação adicional nos logs gerados pela ferramenta, presente em

C:WINDOWSLOGSCBSCBS.LOG.

Para auxiliar na leitura deste log, filtrando apenas o que está relacionado a execução do comando SFC /SCANNOW, utilize o seguinte comando em prompt para gerar um novo arquivo de logs, chamado SFCDETAILS.TXT:

findstr /c:”[SR]” %windir%LogsCBSCBS.log >”%userprofile%Desktopsfcdetails.txt”

 

3 – Verificar excessão do Antí-Virus:

Confirme se existe exeção configurada para o diretório C:windowsSoftwareDistribution.

Caso seja possível, outra indicação é remover o antí-virus para testes. Em alguns casos, filter drivers criados pelo Antí-virus podem impactar em diversas ações do Windows, e a única forma de eliminar qualquer relação do problema com o anti-virus, é remover o mesmo.
4 – Resetar os componentes do Windows Update:

Segue artigo com mais informações, e download do fixit : http://support.microsoft.com/kb/971058
5 – Caso após aplicar os steps acima, a ocorrência do evento for persistente, as instruções dos seguintes artigos oficiais da Microsoft podem ser seguidas, o que inclui reset na fila de bits, registro de dlls, rename da pending.xml e softwareDistribution, entre outros procedimentos:

http://support.microsoft.com/kb/2509997/pt-br
Espero ter ajudado!

Artigo Originalmente escrito por: Fernando Silva

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3 thoughts on “Resolvendo problemas na aplicação de Atualizações do Windows

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