Primeiros passos no Exchange Server

Que o Exchange é um produto voltado para o serviço de emails todo munda já sabe, mas o que faz do Exchange Server um produto superior em relação aos demais no mercado?

O Exchange é um produto desenvolvido pela Microsoft e voltado para o gerenciamento serviços de emails e mensageria. Dentre as principais vantagens, existem o gerenciamento de Emails, Calendarios, Contatos e Tarefas.

Dentre as muitas funções que o Exchange oferece, os fatores de segurança e mobilidade, são as que mais se destacam.

Para quem não tem experiência na administração de um ambiente Exchange, logo que se abre a console de administração, ou EMC (Exchange Management Console), pode ser um pouco confuso, pois a console do exchange é dividida em 4 partes, conforme a imagem abaixo: 

EMC

 

No console tree, estão as principais opções para navegar e controlar o seu ambiente de acordo com o que se quer gerenciar. Observer que inicialmente os nós estão separados em 3 principais:

 

1-Organization Configuration

 

2-Server configuration

 

3-Recipient Configuration

 

Os demais quadros marcam opções que se modificam de acordo com o que está selecionado no Console Tree, Consequentemente, Results, Work e Action.

 

Vamos agora ter mais alguns detalhes…

 

Quando trabalhamos com o Exchange, as necessidades de gerenciamento são sempre de acorodo com cada empresa proprietária do produto, por esta razão a Microsoft resolveu organizar as opções neste formato.

 

 

Quando se seleciona o nó Organization Configuration, tenha em mente que todas as opções pertencentes a este nós, são referentes as particularidades da empresa proprietária. Acho que isso fica claro até pelo nome, não é?! Organization Configuration…

 

Assim tambem vale para o nó Server Configuration, as opções neste nós são referentes aos servidor, e as suas configurações. Portanto, coisas do tipo: certificado digital, portas, bloqueio de Ips, entre outras opções, ficam aqui.

 

 

Já o nó de Recipient Configuration… Adivinhe só?! Rs

 

Todas as configurações referentes aos seus queridos usuários estão aqui! Quota, endereços de emails, acesso externo por OWA (Aliás, falaremos disso mais pra frente!), liberações e restrições estão escondidas neste nó.

 

E pra quem perguntou: E o nós Toolbox???

 

Neste nó, estão as feramentas embarcadas no Exchange para troubleshooting e manutenção do sistema. Falaremos de cada uma delas em outros artigos, ok?!

 

Por agora é só pessoal! Até a próxima!

Artigo escrito por: Marcos Feliciano

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s