Lync não gera arquivos do Address Book e você recebe um erro 404 ao utilizar o cmdlet Test-CsAddressBookService

English version (também publicado em): UCLobby

Há algum tempo atrás, atendi um caso em que o cliente informava que os usuários de um determinado pool não conseguiam realizar o download do Address Book do Lync. O erro que recebiam era “Cannot synchronize with the corporate address book because the file could not be found” ou “Não foi possível sincronizar com o livro de endereços corporativo porque o arquivo não pôde ser encontrado”.

Ao testar utilizando o comando Test-CsAddressBookService, o cliente recebia um resultado igual este abaixo:

Target Fqdn   : pool.contoso.com
Target Uri    : https://lyncweb.contoso.com/abs/handler
Result        : Failure
Latency       : 00:00:00
Error Message : The remote server returned an error: (404) Not Found.

Diagnosis     : Content-Length : 5433
Cache-Control : private
Content-Type : text/html; charset=utf-8
Date : Mon, 18 May 2014 10:32:01 GMT
Server : Microsoft-IIS/7.5
X-Powered-By : ASP.NET

Ao navegar até o caminho do LyncShare para os arquivos do Address Book (algo como \lyncshare1-WebServices-1ABFiles0000000-0000-0000-0000-0000000000000000000-0000-0000-0000-000000000000), percebi que o o último arquivo delta (e também o último arquivo full) havia sido gerado há mais de 15 dias! Então o problema estava aí: por padrão, o Lync gera um arquivo delta do Address Book todo dia, geralmente às 2 da manhã e este arquivo não estava sendo gerado.

Quando encontramos esta situação, existem duas possíveis maneiras de resolver o problema.

A primeira é mais um workaround, no entanto, é a maneira como a Microsoft está recomendando que os clientes utilizem o Address Book, que é utilizando apenas a pesquisa online, removendo problema com o Address Book. No passado, a Microsoft recomendava utilizar o Offline Address Book, porém, hoje a Microsoft recomenda o modo online, pois a sobrecarga gerada na rede pela consulta online é bem baixa. Para ativá-lo, você deve criar uma Client Policy ou alterar a Policy global para WebSearchOnly. Para saber quais Policy você possui e como isto está configurado atualmente no seu ambiente, você pode executar o comando abaixo:

Set-CsClientPolicy | select identity, addr*

lyncabs

Para alterar a política Global, basta utilizar o comando Set-CsClientPolicy -Identity Global -AddressBookAvailability WebSearchOnly, como podemos verificar abaixo:

lyncabs2

Se você não quiser aplicar a política para todos os seus usuários, então basta criar uma política para os usuários que deseja que usem apenas o WebSearch e aplicar a política para estes usuários em específico.

Realizando este procedimento, você deixará de ter os problemas provenientes do download do ABS pelos usuários, incluindo o problema acima descrito.

No entanto, se você não desejar desativar o ABS offline por políticas da sua empresa ou por questões de rede ou preocupação com disponibilidade, você pode resolver o problema através dos procedimentos abaixo:

    • Acesse o share do Lync ABS, que estará em um caminho parecido com este: \lyncshare1-WebServices-1ABFiles0000000-0000-0000-0000-0000000000000000000-0000-0000-0000-000000000000. Faça o backup dos arquivos do ABS, copie para uma outra pasta, e delete os arquivos presentes nesta pasta.
    • Consulte se a geração de arquivos está ativada ou não, através do comando Get-CsAddressBookConfiguration, conforme abaixo:

lyncabs3

  • Se estiver, desative o File Generation, utilizando Set-CsAddressBookConfiguration -EnableFileGeneration $false.
  • Agora, execute o comando Update-CsUserDatabase, e aguarde cinco minutos,então ative novamente a geração de arquivos de ABS executando Set-CsAddressBookConfiguration -EnableFileGeneration $true.
  • Por fim, execute Update-CsAddressBook e aguarde cerca de 5 minutos.

Após finalizar este processo, você poderá verificar no lyncshare do ABS que novos arquivos estão sendo gerados, e ao testar com um usuário, este poderá baixar o ABS normalmente.

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