OAB Troubleshooting in Exchange Server 2010: New Users is not showing on the Address book v2

Olá Pessoal, meu nome é Vinicius Sipoli Reinert sou profissional da área de Tecnologia da Informação há 13 anos e esse é meu primeiro artigo para o blog DSinDepth.

Meu objetivo nesse artigo não é dar muitos detalhes sobre o funcionamento do OAB, nosso foco aqui é realizar um processo de troubleshooting no Offline Address Book do Exchange Server 2010 e Outlook Clients, lembrando que há muito o que se ver em troubleshooting e funcionamento de Offline Adress Book, estarei citando apenas alguns pontos.

Primeiro precisamos entender como funciona o OAB desde sua geração no servidor Mailbox até o cliente Outlook:

Para saber quem está realizando a geração do OAB execute esse comando:
Get-OfflineAddressBook “nome do seu Offline Address Book” |fl server,guid

OAB
Nesse caso vimos que o servidor em questão é o CWB-EX1 e a guid é 5539a5a9-ed0e-4c49-8d94-dc6b3b4e48b5
Nesse caso vamos ao caminho no servidor de mailbox (MBX) C:Program FilesMicrosoftExchange ServerV14ExchangeOAB5539a5a9-ed0e-4c49-8d94-dc6b3b4e48b5 e temos de verificar se os arquivos LZX contidos nessa pasta estão atualizados (última data de modificação)

Feito isso vá ao servidor client access (CAS) em C:Program FilesMicrosoftExchange ServerV14ClientAccessOAB5539a5a9-ed0e-4c49-8d94-dc6b3b4e48b5 e veja se os mesmos arquivos LZX estão atualizados
Após isso verifique após fazer um full download do Offline Address Book no cliente Outlook verifique se os arquivos .OAB  em C:Users%user%AppDataLocalMicrosoftOutlook também estão atualizados.

Provavelmente se todo esse processo estiver ok, você não terá problemas em verificar seu catálogo de endereços
Aqui segue abaixo uma breve descrição de um processo de troubleshooting no qual resolvemos um problema no qual o catálogo de endereços não mostrava os novos usuários criado no ambiente

1. Novos usuarios nao estao sendo exibidos no catalogo de endereços
2. Acessamos uma maquina cliente Outlook
3. Acessamos esse caminho C:Users%user%AppDataLocalMicrosoftOutlook e movemos todos arquivos .OAB para outra pasta
4. Abrimos agora o cliente Outlook e realizamos um novo Full download do OAB
5. O download estava sendo realizado com sucesso mas ainda não mostra as informações atualizadas, os novos usuários ainda não estão sendo mostrados
6. Acessamos o CAS Server e vimos que os arquivos LZX foram atualizados há algumas horas atrás
7. Executamos esse comando para verificar a GAL e o OAB e forçar a atualização dos mesmos:
[PS] C:Windowssystem32>Get-GlobalAddressList
Name                                                        RecipientFilter
—-                                                        —————
Default Global Address List

[PS] C:Windowssystem32>Update-GlobalAddressList -Identity “Default Global Address List”

[PS] C:Windowssystem32>Get-OfflineAddressBook
Name                                    Versions                                AddressLists
—-                                    ——–                                ————
GAL Offline Address List                {Version4}                              {Default Global Address List}

[PS] C:Windowssystem32>Update-OfflineAddressBook -Identity “GAL Offline Address List”

8. Acessamos os servidores CAS e MBX Server aonde é gerado o OAB e reiniciamos esses serviços: System Attendant (MBX), File Distribution and Address Book service (CAS)
9. Executamos esse comando no servidor MBX onde está sendo gerado o OAB uma vez que vimos que os arquivos LAZ estão desatualizados:
[PS] C:Windowssystem32>Set-EventLogLevel “SERVERMSExchangeSAOAL Generator” -Level Expert

10. Agora acessamos o event viewer e vimos esses eventos :
Log Name:      Application
Source:        MSExchangeSA
Date:          5/8/2014 5:06:28 PM
Event ID:      9320
Task Category: (13)
Level:         Warning
Keywords:      Classic
User:          N/A
Computer:      Server.domain.com.br
Description:
OABGen could not generate full details for some entries in the offline address list for address list ‘Global Address List’.  To see which entries are affected, set event logging for the offline address list generator to at least medium.

Log Name:      Application
Source:        MSExchangeSA
Date:          5/8/2014 5:06:28 PM
Event ID:      9328
Task Category: (13)
Level:         Error
Keywords:      Classic
User:          N/A
Computer:      Server.domain.com.br
Description:
OABGen encountered file error ffffffff (internal ID 5050237) while generating the offline address list for address list ‘Global Address List’.  Make sure there is enough disk space available.
– GAL Offline Address List

Log Name:      Application
Source:        MSExchangeSA
Date:          5/8/2014 5:06:28 PM
Event ID:      9373
Task Category: (13)
Level:         Error
Keywords:      Classic
User:          N/A
Computer:      Server.domain.com.br
Description:
OABGen detected that the file ‘\SERVERExchangeOAB5539a5a9-ed0e-4c49-8d94-dc6b3b4e48b54a8a9fb5-3b22-4e7f-8ff3-a0be5f9f418a-data-262.lzx’ is corrupted or missing. This indicates data tampering or disk problems. Restore files in this folder from the recent backup or clean up folder content and force a full OAB generation.
– GAL Offline Address List

Log Name:      Application
Source:        MSExchangeSA
Date:          5/8/2014 5:06:28 PM
Event ID:      9369
Task Category: (13)
Level:         Error
Keywords:      Classic
User:          N/A
Computer:      Server.domain.com.br
Description:
OABGen encountered an error while publishing the OAB files to the distribution point ‘GAL Offline Address List’. Check other logged events to see more information about the problem.
– GAL Offline Address List

11. Fomos até o caminho dos arquivos LZX desatualizados em C:Program FilesMicrosoftExchange ServerV14ExchangeOAB5539a5a9-ed0e-4c49-8d94-dc6b3b4e48b5
12. Executamos esse comando para confirmar a guid e pasta dos arquivos de Offline Address Book:
[PS] C:Windowssystem32>Get-OfflineAddressBook |fl guid,name

Guid : 5539a5a9-ed0e-4c49-8d94-dc6b3b4e48b5
Name : GAL Offline Address List

13. Removemos todos arquivos desta pasta e executamos os comandos:
[PS] C:Windowssystem32>Update-OfflineAddressBook -Identity “GAL Offline Address List”
[PS] C:Windowssystem32>Update-GlobalAddressList -Identity “Default Global Address List”
14. Agora vimos os arquivos LZX atualizados no servidor de MBX  que é o gerador do OAB
15. Acessamos o CAS server no caminho C:Program FilesMicrosoftExchange ServerV14ClientAccessOAB5539a5a9-ed0e-4c49-8d94-dc6b3b4e48b5 e realizamos o mesmo processo de remoção dos arquivos , nesse caso nós reiniciamos os serviços “Microsoft Exchange Address Book” e “Microsoft Exchange File Distribution”
16. Agora vimos os arquivos LZX no MBX server and CAS server atualizados
17. Mesmo após temos identificado e sanado um dos erros vimos que ainda o download era realizado porém não trazia os usuários novos
18. Acessamos o CAS server e nao vimos a permissão ‘authenticated users’ adicionada como vimos no artigo http://technet.microsoft.com/en-us/library/aa998359.aspx :
a. Find the offline address book web.config file on the Client Access server. The default location is <drive>Program FilesMicrosoftExchange Server<version>ClientAccessoab.
b. Right-click the file and click Properties.
c. Click the Security tab.
d. Click Edit.
e. Under Group or user names, select Authenticated Users. Under Permissions for Authenticated Users, click Read & execute.
f. Click OK twice to save your changes and close the properties window.

18. Agora reiniciamos o BITS service do CAS server e Outlook cliente
19. Feito isso o OAB agora é realizado com sucesso e as informações estão atualizadas

Artigo escrito por: Vinicius Reinert

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