Solução de contorno para base de dados desmontada e criação de uma RDB e como fazer o merge entre elas

Ao abrir o EMC a base de dados aparece com o status de Dismounted. Ao tirar um dump da base, ela aparece em Dirty Shutdown.

RDB01

Para o ambiente não ficar totalmente parado existe uma solução de contorno que se chama dialtone. A database dialtone é uma base de dados sem o histórico das mailboxes nela presente. A dialtone pode ser usada temporariamente para o mailflow não ser interrompido.

Para criar um mailbox database dialtone, simplesmente mova todo o conteúdo das pastas de log e database para outro caminho, abrindo o windows explorer, navegue ate as pastas (origem) de log e database. Selecione todo o conteúdo e como botão direito do mouse, clique em cut (recortar).

RDB02

RDB03

Navegue ate o destino e com o botão direito do mouse, clique em paste (colar).

RDB04

RDB05

Agora com o local dos logs e database vazio volte ao EMC, ao clicar com o botão direito do mouse sobre a database e depois em mount database, aparecera a seguinte mensagem:

RDB06Tal mensagem é somente uma informação que não existem arquivos de base e log. Se continuar com a operação, uma base em branco será criada. Clique em Yes to All.

RDB07Pronto, a dialtone esta criada e o mailflow voltou ao normal. Isso que dizer que os usuários porão enviar e receber emails, porém estão sem o histórico dos emails temporariamente.

 

Agora o segundo passo é a criação da RDB (Recovery database). Para a criação da RDB abra o Exchange Management Shell e execute o seguinte comando: New-MailboxDatabase -Recovery -Name RDB2 -Server MBX1 -EdbFilePath “C:RecoveryRDB2RDB2.EDB” -LogFolderPath “C:RecoveryRDB2”

RDB08

Conforme o aviso em amarelo, a RDB foi criada usando um arquivo existente. É preciso trazer a base para clean shutdown antes de montar.

RDB09Para reparar a base e traze lá para clean shutdown, vamos executar o comando eseutil /p. Ao digitar o comando e clicar em enter, aparecerá uma mensagem informando que alguns dados podem ser perdidos. Clique em ok para continuar.

RDB10Após o termino da reparação é recomendado que se desfragmente a base de dados executando o comando eseutil /d.

RDB11Execute novamente o comando eseutil /mh para tirar um novo dump da base e verificar o status. Se estiver em clean shutdown, ela esta pronta para ser montada.

RDB12Via Exchange Power Shell podemos montar a base RDB. Execute o seguinte comando:

Mount-Database “MyDatabase”

RDB13

Para finalizar só falta o merge entre as duas bases. A base dialtone e a Recovery Database. Para fazer o merge, execute o seguinte comando:

Get-Mailbox -Database MyDatabase | Restore-Mailbox -RecoveryDatabase MyRecoveryDatabase.

Na mensagem que aparecerá em seguida, digite A.

RDB14

Merge das databases.

RDB15

Processo de merge concluído com êxito.

RDB16

Artigo escrito por: Gustavo Pereira

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s