Passos de troubleshooting para cenários de Slow Logon e Slow Boot

São muito comuns casos onde o cliente final relata lentidão durante o logon do Windows, informando que o problema passou a ocorrer depois de determinado tempo, ou determinada alteração.Aqui vamos listar algumas ações a serem tomadas no sentido de tentar “normalizar” o período de boot/logon do Windows:

1 – Clean Boot

Conforme novas aplicações são instaladas em um computador comum ou servidor, várias aplicações e serviços passam a inciar junto com o Windows, afetando assim o tempo de inicialização e logon do sistema operacional. Para contornar este problema, uma das alternativas é executar um CLEAN BOOT, que em outras palavras significa inicializar o Windows sem aplicações e serviços de terceiros carregados.

Para realizar este procedimento:

No executar do Windows (Windows + R) digite MSCONFIG, e verifique na guia “STARTUP” os aplicativos que iniciam junto com o Windows:

IMG1

Em adicional, selecione a guia “Services”, marque a box “Hide all Microsoft Services” e Selecione os serviços de terceiros que podem ser removidos do startup.

Lembrando que estas ações não removem aplicativos e serviços da instalação do Windows, apenas impedem que os mesmos sejam inicializados durante o boot do Sistema Operacional. Para mais informações:

http://support.microsoft.com/kb/929135/pt-br

2 – Bloquear aplicação de GPOs

Gpo de instalação é um bom exemplo de politica que pode afetar o tempo de logon do Windows. Para verificar se o problema de slow logon não está sendo causado por esta opção, você pode bloquear a herança de GPOs para a respectiva conta de usuário e computador, confirme instruções abaixo:

  1. Acesse o recurso “Active Directory Users and Computers” (DSA.msc), e crie uma nova OU para o teste:

IMG2

  1. Mova o respectivo objeto de conta de computador e de usuário utilizado para os testes para esta nova OU
  1. Abra o console “Group Policy Management” (GPMC.MSC), localize a OU criada para teste, botão direito e selecione a opção “BLOCK INHERITANCE”

IMG3

  1. Reinicie o computador cliente e faça os devidos testes. Caso o problema seja resolvido, verifique as gpos que estão sendo aplicadas ao computador e usuário.
  1. Antí-Virus

Verificar se o antí-vírus está atualizado, e se as devidas exceções estão configuradas podem minimizar o período de logon. Caso viavel, a remoção do antí-vírus para teste é um procedimento válido também.

  1. Rede entre cliente e DC

Problemas de conectividade entre Domain controllers e clientes podem impactar diretamente no tempo de Logon. Quando se tratando de redes distintas entre DCs e clientes, a probabilidade de problemas de slow logon aumenta, muitas vezes devido a infraestrutura existente. Algumas recomendações válidas neste caso seria validar a performance da rede, e configuração de firewalls e gateways, caso existentes.

  1. Procmon

Caso as opções acima tenham sido válidadas, e o problema seja persistente,podemos apelar para uma análise mais profunda.

Utilizando o PROCMON, é possível utilizar a opção “Enable Boot Logging”, para registrar logs durante o boot:

IMG4

O artigo abaixo do pai do PROCMON, Mark Russinovich exemplifica como trabalhar em uma ocorrência de slow logon utilizando o Procmon:

http://blogs.technet.com/b/markrussinovich/archive/2012/07/02/3506849.aspx

  1. Xperf, Netmon, e demais configurações:

Outros métodos de maior complexidade para tratativa de problemas de slow logon podem ser encontrados nos seguintes artigos:

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/10128.tools-for-troubleshooting-slow-boots-and-slow-logons-sbsl.aspx

http://blogs.technet.com/b/instan/archive/2008/04/17/troubleshooting-the-intermittent-slow-logon-or-slow-startup.aspx

Espero ter ajudado! 🙂

Artigo escrito por: Fernando Silva

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One thought on “Passos de troubleshooting para cenários de Slow Logon e Slow Boot

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