Cannot get performance counter Data

Artigo escrito por Roger Gnochi

Olá pessoal,

Mais uma vez trago aqui outra situação interessante.

Você percebe que em seu Server Manager > Dashboard, a sessão de Roles and Server Groups apresenta TODOS em Red State e ao tentar acessar o Manageability, você tem a seguinte mensagem de erro:

De acordo com:

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/13444.windows-server-2012-server-manager-troubleshooting-guide-part-ii-troubleshoot-manageability-status-errors-in-server-manager.aspx

Além das possibilidades listadas acima, existem duas questões que podemos analisar em busca da solução.

Primeiramente, vamos tratar dos “contadores de performance”, na questão, a integridade dos arquivos responsáveis.

Navegue até a pasta C:WindowsSystem32 e procure pelos arquivos Perfc009.dat e Perfh009.dat.

Ambos são responsáveis pelos “Contadores de Performance” em um Data Collector Set.

Por exemplo, durante a criação de um novo Data Collector Set(Modo Avançado>Manual), você terá a seguinte imagem para selecionar os contadores a utilizar:

Voltando aos arquivos “Perfc009.dat” e “Perfh009.dat”, trabalharemos inicialmente em ambos se caso o Data Collector Set – User Defined possuir os contadores corrompidos:

Podemos inicialmente executar o comando em um prompt elevado:

Lodctr /R

De momento, foi o suficiente para restaurar os contadores:

Uma outra maneira porém, com pouca incidência, é notarmos a existência dos Data Collector Set (nativos)

Como podem ver, no meu caso não existe o Data Collector Set de User Defined, no qual deveria ser o Server Manager Performance Monitor

Podemos resolver esta questão de maneira bem simples, acessando um Servidor que possua este contador e exportando/importando para a máquina problemática.

No meu caso, eu acessei um outro Servidor e realizei as seguintes ações:

Após salvar o arquivo “Performance.xml”, acessei o Servidor com problema e transferi este arquivo pra lá.

Uma coisa importante a lembrar é, este arquivo foi gerado em outra máquina, de um Data Collector Set de lá, por tanto, é importante realizar a seguinte ação:

· Abra o arquivo com o Notepad e remova toda a section <Security>DSAID<Security> marcada abaixo:

Após a edição e gravação das alterações, dentro do Servidor com problemas, abra um command prompt elevado e execute o seguinte comando:

logman import -n “Server Manager Performance Monitor” -xml C:Performance.xml

OBS: Lembrando que o caminho mencionado no comando, deverá ser o caminho em que o arquivo “.xml” está localizado na máquina.

Temos então o resultado do comando e logo ao lado o Data Collector Set de User Defined criado com sucesso.

De volta ao Server Manager, em Dashboard, um simples F5 nos mostra o sucesso:

Fica aí mais uma dica,

Abraços

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